top of page

A história deste texto começa em 1998, quando a autora Lou de Olivier pegou uma forte gripe e foi obrigada a ficar deitada assistindo TV por uma semana inteira. Assistindo a um famoso telejornal, ouviu a repórter relatando sua gravidez e citando que "criança pequena adora mantinhas", Lou imediatamente pensou que a repórter estava abordando a fase simbiótica sem sequer saber do que falava. Passada a fase de "repouso forçado", Lou saiu às compras e, ao parar para tomar um suco, ouviu um diálogo surreal entre a moça do caixa e uma cliente. Dizia a moça que o filho dela tinha "tido a coragem" de ter 40 graus de febre justo na hora da "novela dela" e, ao ter que socorrê-lo, ela perdeu o capítulo todo. A cliente respondeu que, com ela, isso não ocorria porque ela gravava todos os capítulos. Enquanto as duas continuavam o triste diálogo, Lou segurou-se para não atravessar a conversa com um grande sermão. Foi para casa decidida a vingar-se. Sentou-se e pôs-se a escrever. Não parou para nada e, oito horas depois, ela terminava de escrever "Os alienados". A história de Vilma, uma mulher que não percebe sua própria vida desmoronando porque só pensa em assistir novela e programas de TV. Em contraponto, a repórter aborda fase simbiótica e outras notícias sem saber do que se trata. Outras personagens televisivas são citadas e satirizadas como o apresentador Gatinho, o programa "Você que não se decide nunca", comerciais como desodorante "Expulse", caninha Providência entre outros. Além, é claro, da novela mexicana "Veneno nas veias" que a personagem Vilma não perde por nada neste mundo" 

No mesmo ano em que escreveu esta peça, Lou fez uma montagem experimental em São Paulo -SP - Brasil e, na sequencia, publicou o texto na integra na Internet. A partir daí iniciou-se uma fase de encenações tanto amadoras quanto profissionais no Brasil todo e em alguns países de idioma português. E a peça teve muita aceitação do público e muitos elogios da crítica, tendo arrematado muitos prêmios em diversos festivais. Em 2000, Lou de Olivier recebeu o troféu "Award Echo of Literature" na Inglaterra, tendo sido indicada não só por seus contos e romances  mas também pela boa repercussão deste texto teatral "Os Alienados".

Os Alienados (em Portugal foi montada com o titulo "Os Alucinados"), não só tem sido montada e  premiada, esses anos todos (são já 18 anos de produções), como periodicamente, tem sido também plagiada. É comum aparecerem vídeos, textos teatrais e outras produções copiando este enredo, sem citarem a fonte e autoria de Lou de Olivier. Por isso, julgamos necessário desmembrar esta peça das outras dezoito peças teatrais de Lou de Olivier e trazer ao público o  texto original e os elencos que encenaram/encenam o texto original. (Saiba detalhes nas fotos abaixo)


Sinopse: Esta é uma comédia escrita em 1998, mas, seu tema continua atual... Tão atual e aplaudido por sua versatilidade, que vários grupos profissionais e amadores já montaram o texto com grande sucesso, desde 1998, por todo o Brasil e em Portugal. O texto retrata, com humor, a alienação provocada pelas novelas e programas mais assistidos na atualidade e, para evitar qualquer mal-entendido, não há um canal específico sendo satirizado e, sim, uma mistura do que se assiste em todas as emissoras. A personagem principal, Vilma, sofre de um certo grau de alienação, que, na prática, faz com que o mundo desabe ao seu redor, sem que ela perceba, pois, o que realmente importa, é a "minha novela". OBS: Qualquer semelhança com outra peça, vídeos ou algum filme "b" recentemente lançado NÃO É mera coincidência: Copiaram mesmo o enredo de Lou de Olivier. Mas, acreditem, o original é (sempre) melhor!

SOBRE

Troféus

Alguns dos 54 troféus recebidos por Lou de Olivier como Escritora, Dramaturga e Pesquisadora

Lou de Olivier

Multiterapeuta, Escritora, Dramaturga, Pesquisadora Acadêmica

Autora de Os Alienados (1998)

Os Alucinados

Montagem pelo Grupo de Teatro Muitieramá  Direção Nelson Monforte em 2003 apresentada em diversos locais de Portugal (buscamos mais informações, tão logo as tenhamos, incluiremos aqui)

Os Alienados

Montagem pela Cia Introspectus - Direção Márcia Ribeiro

em 2011/2012 

Fortaleza - CE - Brasil 

Buscamos mais informações e fotos dos grupos que montaram este aplaudido texto de Lou de Olivier. Enviem-nos fotos e detalhes das apresentações que incluiremos aqui. Contate-nos, clicando aqui

bottom of page